Por que é importante a criança brincar sozinha?
Postado em: 05/01/2022
Que brincadeira de criança é bom todos nós sabemos!
Mas você entende a real importância da criança se entreter sozinha, através de brincadeiras?
A brincadeira compartilhada com familiares e amigos, bem como, a brincadeira mediada pelas tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Entretanto, a capacidade de brincar sozinha é necessária para aquisição de criatividade, imaginação, confiança, autonomia, entre outros elementos.
Muitos pais se assombram com a criança brincando sozinha e acabam intervindo exageradamente, não deixando o pequeno com o tempo para si só.
Equilibrar os momentos compartilhados e sozinhos é um desafio! Mas fique tranquilo, vamos te explicar mais sobre o assunto.
Venha conosco!
O que é brincar sozinho?
Quando falamos em brincar só estamos nos referindo a capacidade de se divertir e se entreter sem mediação externa dizendo como a brincadeira deve ser feita.
Criar fantasias e histórias a partir de objetos inanimados, expressar sentimentos e emoções sem a mediação de terceiros e possuir autonomia e confiança para se entreter sozinho são características do brincar só.
Qual a importância da criança brincar sozinha?
Bem, brincar sozinho auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, no aprendizado autônomo e na confiança no mundo.
Esse movimento indica um marco na maturidade durante a primeira infância e acontece com maior frequência entre os 3 e 7 anos de idade.
Inclusive, o pediatra e psicanalista Donald Winnicott, uma das maiores referências teóricas sobre infância e suas brincadeiras, possui um texto inaugural “a capacidade de estar só”, em que afirma que estar só é uma capacidade adquirida com o tempo.
Nascemos na mão do outro, completamente dependentes de nossos cuidadores. Então, nossa percepção de mundo é mediada pelo outro (mãe, pai, avós, etc).
Entretanto, é necessário que o sujeito humano trabalhe psiquicamente para adquirir a capacidade de imaginar e viver o mundo por si.
Essa capacidade pode ser adquirida justamente através da brincadeira!
Confira dicas de como auxiliar o seu filho a brincar só:
Dicas para a brincadeira autônoma
- Sugira duas ou mais opções de brincadeiras solo para que a criança escolha com qual gostaria de se entreter;
- Deixe a criança períodos sem o uso de aparelhos eletrônicos para que ela precise exercer sua criatividade para brincar;
- Ofereça brinquedos que não necessitam do auxílio de outras pessoas para brincar, assim a intervenção dos adultos fica de fora;
- Sugira atividades artísticas, como pintura e colagem. Elas exigem que a criança tenha autonomia em suas criações;
- Elogie as atividades sozinhas realizadas pela criança, mostrando que está tudo bem brincar sozinho;
- Esteja presente mesmo sem participar da brincadeira, ou seja, brincar sozinho não significa abandonar a criança por longos períodos;
- Comece deixando seu filho a sós por alguns minutos e com o tempo vá aumentando a duração dos momentos a sós.
Mas, atenção! Brincar sozinho não pode significar fugir das pessoas ou possuir dificuldade na interação social.
O equilíbrio é fundamental.
Também é preciso que a criança consiga compartilhar momentos com os outros, dividir objetos, criar fantasias em conjunto e compartilhar suas percepções de mundo e emoções.
Procure garantir o desenvolvimento saudável do seu filho
Para ser acompanhado por uma profissional especializada em pediatria, agende já sua consulta com a Dra. Anna Bohn!